Você sabia que os microorganismos prosperam em ambientes úmidos – ambientes que podem ser criados pela compressão do ar atmosférico? Isso significa que em indústrias como alimentos e bebidas (onde o ar comprimido limpo e seco é particularmente essencial), é necessário eliminar as condições que permitem o crescimento de microrganismos, reduzindo assim o risco de crescimento de microrganismos no produto final.

Todos os microorganismos requerem cinco fatores para permanecer viáveis ​​e se reproduzir: nutrientes, pH adequado, gases, temperaturas e umidade. No entanto, nutrientes, pH adequado e gases não são afetados pelo ar no processo de compressão; isso significa que apenas a temperatura e a umidade podem ser diretamente ligadas / impactadas pela compressão do ar.

Temperatura . 

Todo microorganismo tem sua própria tolerância ao calor, embora o calor seja normalmente letal para esses organismos. Nos compressores sem óleo, a alta temperatura nos elementos de compressão sem óleo (> 180 ° C ou 356 ° F) é normalmente alta o suficiente para reduzir significativamente a presença de microorganismos.

Umidade . 

Assim como a temperatura, a quantidade de umidade necessária para o crescimento de microrganismos varia de acordo com os organismos. Com isso dito, um nível de umidade relativa de 75% ou acima é normalmente necessário para o crescimento, e um nível de umidade relativa de 50% ou menos geralmente resulta em pouca ou nenhuma proliferação de microorganismos. Um alvo importante a ser atingido é entre 10% e 20% de umidade relativa para inibir completamente o crescimento.

Para não ocorrer isto, adquira agora um secador de ar comprimido DAMMA.