Inovação em ar comprimido

COMO PINTAR MÓVEIS COMO UM PROFISSIONAL

Pintar qualquer tipo de edifício ou sala pode ser uma tarefa bastante difícil se você decidir usar apenas rolos e pincéis. Não apenas você não conseguirá cobrir muito espaço com um rolo, mas essas coisas também tendem a deixar marcas feias nas paredes.

Por outro lado, o uso de um pulverizador de tinta com um compressor de ar permitirá obter uma camada uniforme de tinta na superfície e cobrir mais espaço ao mesmo tempo. Veja as dicas a seguir e aprenda como obter um acabamento perfeito usando um pulverizador de tinta com compressor de ar:

Escolha sua tinta e diluenteAntes de começar o projeto, você precisará ordenar alguns itens. A primeira coisa a fazer aqui é obter o tipo certo de tinta e de diluente.Muitos modelos de pulverizadores funcionam melhor quando usados ​​com tintas à base de óleo. No entanto, você também pode considerar o uso de tintas acrílicas e de látex.

Você também vai querer escolher diluente de qualidade. Usar o diluente certo para misturar a tinta não apenas causará a saída de mais tinta do pulverizador, mas também o ajudará a obter um acabamento muito mais fino no final.

Diluindo a tinta

Preparar a área

O próximo passo inclui preparar a área de pintura. Certifique-se de colar em fita adesiva todas as superfícies adjacentes que você não gostaria de ter marcado com tinta.

Não se esqueça de cobrir o piso, os móveis e todos os outros objetos e materiais que você não gostaria que fossem arruinados pela tinta. Você pode fazer tudo isso usando panos, jornais, máscara ou fita adesiva, além de folhas de plástico.

Outra coisa importante aqui é encontrar uma superfície plana e segura para as latas de tinta, para evitar derramamento.

Prepare a superfície

A próxima coisa que você deve fazer é remover as áreas ásperas, lixando onde for necessário . Além disso, use panos de aderência para remover detritos de lixamento de todas as superfícies em que você estará trabalhando. Em seguida, use água e sabão (se você estiver usando látex ou corante acrílico) ou álcool mineral (para tintas à base de óleo) para lavar a superfície – enxágue e deixe secar completamente. Se necessário, aplique um pouco de superfície. mais fino com o seu pulverizador. Depois de fazer isso, não se esqueça de lixar e alisar novamente.

Usar roupa adequada

Ao trabalhar com equipamentos de pintura, é de suma importância proteger sua pele, olhos e pulmões usando equipamento de segurança adequado. Certifique-se de usar uma máscara ou um respirador, luvas, bem como os óculos de segurança ou óculos de proteção. Usar uma roupa adequada é obrigatório para protegê-lo das partículas e vapores perigosos que acompanham a pintura.

Escolha as ferramentas certas

Quando se trata de pulverizadores de tinta, há várias opções diferentes. É por isso que é importante selecionar um que seja mais adequado ao projeto em que você trabalhará.

Uma opção é uma pistola de sifão . É um dispositivo com um recipiente que fica embaixo do corpo da arma e é exatamente o que a maioria das pessoas imagina quando pensa em pulverizadores de tinta. Estes não cobrem uma área grande e requerem alta pressão de ar, o que, infelizmente, os torna um tanto ineficientes. No entanto, caso a área que você pintará seja pequena, escolher uma pistola não é uma má idéia.

A pistola de gravidade , por outro lado, não tem o recipiente preso na parte superior, mas na parte inferior do corpo da pistola. Com a tinta fluindo para o corpo da pistola por gravidade, esse tipo exige menos pressão do ar. É fácil de usar e funciona muito bem em espaços pequenos, com a única desvantagem de que é necessário um suporte especial para reabastecer o recipiente de tinta.

Outro tipo seria a pistola de alimentação de pressão , que vem com uma panela de pressão conectada à pistola através de duas mangueiras. Uma mangueira fornece o corante para a pistola e o outro ar para atomizar o corante. Com as mangueiras neste tipo de pistola variando em comprimento, é uma das opções mais eficientes quando se trata de projetos maiores.

Prepare o compressor de ar

Comece ligando e aguardando um pouco para que a pressão aumente. O compressor deve ter um regular que permita definir a pressão para o seu pulverizador. Ninguém quer que a pressão suba e desça enquanto pinta!

Verifique o manual para encontrar a configuração psi exata para o seu pulverizador (provavelmente é algo entre 12 e 25 psi) e defina-a. Conecte firmemente a mangueira de ar, embora o aperto não seja algo com que você deva se preocupar muito devido aos casais de conexão rápida que vêm na maioria das mangueiras e pulverizadores.

Preparar o pulverizador

Pegue um copo de tinta e despeje um pouco mais fino nele. Mergulhe o tubo do sifão e abra ligeiramente a válvula do medidor. Depois disso, aponte o bico para um balde de resíduos e continue pressionando o gatilho até que o diluente pare de sair do bico.

Você não deve se preocupar se notar apenas o ar saindo – apenas dê um tempo ao mais fino. No entanto, se levar muito tempo, o melhor curso de ação seria desmontar o pulverizador e verificar seus componentes, pois algo poderia estar bloqueando a passagem.

Remova o restante diluente e use um funil para recolocá-lo em seu recipiente.

Despeje a tinta

Dilua a tinta em cerca de 10% a 20% para obter um bom fluxo e despeje-a no copo de tinta até preencher cerca de 2/3 dela. Bloqueie o recipiente e verifique se ele está conectado corretamente ao pulverizador.

 

Puxe o gatilho e verifique se a distância entre a superfície e o dispositivo está entre 20 e 30 cm. Sobreponha levemente cada passagem, para evitar deixar manchas finas na superfície em que você está trabalhando. Além disso, tente usar movimentos suaves e amplos para impedir que qualquer corante escorra ou goteje.

Iniciar Pintura

Puxe o gatilho e verifique se a distância entre a superfície e o dispositivo está entre 20 e 30 cm. Sobreponha levemente cada passagem, para evitar deixar manchas finas na superfície em que você está trabalhando. Além disso, tente usar movimentos suaves e amplos para impedir que qualquer corante escorra ou goteje.