A importância da segurança do ar comprimido

O ar comprimido é usado de várias maneiras na maioria das instalações. Coisas como operar ferramentas para controlar máquinas e muito mais são feitas por ar comprimido. É por isso que é tão importante levar a segurança do ar comprimido muito a sério.

Não importa quanto ou o pouco uso em suas instalações, verifique os cinco riscos comuns a seguir presentes ao usar ar comprimido. Além disso, considere as dicas de segurança associadas a elas, para minimizar o risco para seus funcionários e suas instalações.

5 Riscos de segurança do ar comprimido

1. Ar comprimido não é um brinquedo

Em um mundo perfeito, onde as pessoas praticavam o senso comum, esse risco não estaria presente. Infelizmente, esse não é o mundo em que vivemos. Muitas vezes as pessoas usam as mangueiras de ar comprimido como algo parecido com um brinquedo , o que pode realmente causar muitos ferimentos graves.

Ao soprar o ar para outra pessoa, ou até para si, isso pode resultar rapidamente em problemas. A seguir, estão algumas das principais preocupações médicas que podem estar presentes quando as pessoas brincam com ar comprimido:

  • Ruptura interna – algumas pessoas podem pensar que seria engraçado soprar o ar na boca. Uma vez que o ar sai tão rapidamente, no entanto, pode ser forçado a penetrar nos pulmões, estômago ou até intestinos. Quando isso ocorre, eles podem se romper e causar ferimentos muito graves ou até a morte.
  • Pele quebrada – Ao soprar ar comprimido na pele, ele pode romper e entrar na corrente sanguínea. Além dos sérios danos à pele, esse ar na corrente sanguínea pode causar a morte ao atravessar o coração e o cérebro.
  • Cegueira – A pressão do ar pode causar lesões muito graves quando entra em contato com os olhos. O dano pode ocorrer em um instante e resultar em cegueira permanente.
  • Objetos soprando – Se alguém sopra o ar comprimido em objetos diferentes, como ferramentas, eles podem ser acelerados a velocidades muito rápidas. Isso pode causar um grande risco de projétil dentro da instalação.
  • Danificando a instalação – O ar comprimido não apenas coloca as pessoas em risco quando não é tratado adequadamente, mas também a instalação. O ar de alta pressão pode, por exemplo, soprar tinta de uma máquina. Também poderia potencialmente soprar fitas de marcação de chão, etiquetas ou qualquer outra coisa de onde eles precisam estar.

Lembre-se, não é preciso muita pressão do ar para causar esses tipos de lesões. Apenas 12 libras de pressão de ar comprimido podem facilmente tirar um olho do encaixe. Também pode quebrar a pele e causar bolsas de ar dentro do corpo, o que pode ser extremamente perigoso. Lembre-se disso ao ensinar sobre segurança do ar comprimido.

2. Mangueiras danificadas

Outro risco potencial de trabalhar com ar comprimido é quando a mangueira está danificada. Se as pessoas estiverem trabalhando com mangueiras velhas ou desgastadas, o ar pode vazar, o que reduz a pressão. Essa falta de pressão pode causar mau funcionamento das máquinas ou causar outros problemas.

Além disso, se a mangueira estiver danificada e depois pressurizada, poderá causar ferimentos quando ela ‘explodir’ para fora. Essa liberação repentina de pressão pode causar o engate ou desengate de uma máquina, resultando em ferimentos. Também pode causar ferimentos em pessoas que estão segurando a mangueira ou mesmo em pé perto dela.

Com isso em mente, é absolutamente essencial garantir que as mangueiras de ar sejam inspecionadas regularmente para minimizar o risco. Se houver danos, eles devem ser substituídos ou reparados seguindo os procedimentos adequados.

3. Objetos insuflados demais

Muitas instalações usam ar comprimido para inflar pneus, ou mesmo para inflar balões de elevação. Como o ar comprimido pode se mover tão rapidamente, essa é uma maneira muito eficiente de realizar esse tipo de trabalho. Se alguém acidentalmente inflar demais os objetos, pode estar colocando todos em risco.

Isso acontece com mais freqüência ao usar uma máquina de ar comprimido para encher pneus para qualquer tipo de veículo. Quando os pneus estão cheios demais, eles podem estourar no local. Quando isso acontece, pode causar um ruído extremamente alto, o que pode causar danos à audição. Também pode causar ferimentos graves à pessoa que está realizando o enchimento.

Outro problema é quando os pneus estão cheios demais e as pessoas estão dirigindo neles. Quando o veículo é carregado com o que ele carrega, eles podem estar em maior risco de explodir. Obviamente, um pneu queimado durante a condução também pode ser muito perigoso.

Para evitar esse tipo de problema, é essencial garantir que todos saibam exatamente quanta pressão um pneu ou outro objeto deve ter. A maneira mais fácil de fazer isso é usar a impressora industrial de etiquetas para criar etiquetas personalizadas para cada item.

Colocar uma etiqueta na lateral de um caminhão da empresa, por exemplo, que diz ‘inflar pneus a 40 PSI’ ajudará a garantir que não haja erros. Como essas etiquetas de segurança são fáceis de fabricar e baratas, você pode colocá-las em todas as áreas em que as pessoas usarão ar comprimido para preencher objetos.

4. Ferramentas mal mantidas

Quando as pessoas pensam em segurança do ar comprimido, geralmente consideram a pressão real do ar como um perigo. O fato é, no entanto, que as ferramentas que são alimentadas por esse ar comprimido também devem ser muito bem mantidas.

Ferramentas como chaves dinamométricas, martelos de impacto e muitas outras requerem pressão muito alta para funcionar corretamente. Se eles não forem mantidos bem lubrificados ou mantidos de outra forma, eles podem se tornar um risco significativo para o operador e as pessoas ao seu redor.

Se você negligenciar as ferramentas, elas poderão se prender durante a operação e causar ferimentos às pessoas que trabalham com ou perto delas. Com isso em mente, é melhor manter um registro detalhado de quando as ferramentas foram inspecionadas pela última vez. Além disso, para muitas ferramentas, é melhor lubrificá-las entre cada uso.

5. Geradores de ar comprimido

Na outra extremidade do sistema está a máquina real usada para comprimir o ar. Este é um tipo de máquina bastante simples, em que um motor força o ar para um tanque onde é armazenado até que seja necessário. Manter esta máquina em boas condições de funcionamento é muito importante.

Manter o motor em boas condições, por exemplo, pode exigir trocas de óleo ou outras lubrificações. Além disso, verifique se o cabo elétrico (se aplicável) não está danificado. Você também deve inspecionar os manômetros de tempos em tempos para garantir que eles estejam funcionando corretamente.

Se a máquina acumular muita pressão dentro dos tanques, eles podem explodir. Como esses tanques são normalmente feitos de metal, isso pode causar ferimentos muito graves a qualquer pessoa na área e a toda a instalação.

Levando a sério o treinamento em segurança do ar comprimido

Sempre que forneça aos funcionários treinamento em segurança do ar comprimido, o mais importante é garantir que todos reconheçam a seriedade dos riscos existentes. Enquanto o ar comprimido normalmente funciona bem com muito poucos problemas, os riscos são reais e muito graves.

Quando todos fazem sua parte e atentos a riscos potenciais, isso ajuda a garantir que todos possam realizar seus trabalhos corretamente e com menos riscos possíveis. Sem os devidos cuidados, no entanto, mesmo pequenos erros ou omissões podem colocar toda a instalação em perigo.